KeepCalmDIY TV
fev
05
Food

Talvez você seja um novato na arte de preparar tapioca (como eu) e tenha encontrado em algum supermercado um pacotinho da marca Yoki estampando na frente a palavra “Tapioca”.

Feliz da vida, você chega em casa e na hora de preparar… Descobre que na verdade isso não é a “verdadeira” tapioca de frigideira!

Aí você tem algumas opções: Ligar para o SAC da empresa para reclamar, jogar fora o pacote ou tentar fazer alguma sobremesa com ela, já que essa tapioca em específico é pra isso e você não viu antes de comprar.

Bem, comigo aconteceu mais ou menos assim, mas eu consegui transformar a “falsa” tapioca em uma de frigideira e hoje compartilho com vocês a minha experiência.

Essa semana eu fiz algumas compras no mercado e como não tinha a tapioca pronta que estou acostumada a comprar, acabei levando essa mesmo. Antes de levar pra casa eu li o “modo de preparo” atrás da embalagem e vi que era diferente, mas como dizia que era “tapioca granulada” eu acabei não estranhando.
Curiosa, depois de algumas pessoas comentarem no meu Instagram que aquela seria a “errada”, eu decidi escrever a simples frase/pergunta no Google: Como fazer tapioca Yoki.
Boom! Várias pessoas reclamando que sentiram-se enganadas porque aquilo de fato não era a tapioca que esperavam. 
No site da própria marca eu encontrei a seguinte explicação – já na 10ª pergunta mais frequente – sobre o que é a tapioca Yoki: 

Resposta:A Tapioca Yoki é um produto obtido da fécula de mandioca e gelatinizada, formando os grãos duros característicos do produto. O mesmo é indicado para o preparo de Cuscuz, Bolo e Pudim. A Tapioca Nordestina (Beiju) é preparada com o produto Polvilho Azedo Yoki.

Bem, não satisfeita em perder o pacote que eu havia comprado, já que não tinha intenção prévia de fazer cuscuz, dei uma fuçada na internet e achei algumas receitas que diziam que a tapioca deles deveria ficar de molho por 12 horas antes de ser usada, mas o resultado que obtinham era sempre de uma goma estranha.
Então decidi fazer um teste, que por sorte, logo na primeira tentativa deu certo!
Os grãos dessa tapioca são grossos e como li que caso ficassem de molho por uma noite inteira virariam uma goma, pensei: Ou eu trituro esses grãos pra virarem pó ou molho eles e vejo se ficam unidos. A primeira ideia estava descartada porque já era de madrugada, então decidi partir para a segunda.
Coloquei cerca de 3 colheres de tapioca, o suficiente para fazer de um tamanho que eu achava interessante. Depois comecei a adicionar leite (desnatado) e misturar com a colher até que nenhum grão ficasse de fora. Em seguida comecei a modelar, amassando com a colher. Depois peguei uma espátula para desgrudar do prato, sem deixar a tapioca quebrar.
Passei bem pouco óleo em uma frigideira (só pra garantir que não grudaria) e liguei o fogo no alto pra que a panela ficasse bem quente. Depois coloquei minha tapioca, esperei até que a textura dela mudasse, virei, coloquei como recheio cream cheese light e frango e fechei.
Prontinho, minha falsa tapioca estava pronta!
Gostosa como a verdadeira (beiju)? Não mesmo!
Mas engana. Eu aconselho que caso você goste de comidas mais temperadas (não é meu caso) coloque um pouco de sal quando adicionar o leite.
Bem, essa foi minha experiência. Agora você já sabe que quando quiser comprar a tapioca, aquela originária do Norte do país, essa não é a melhor opção. A tapioca da Yoki você deve comprar já pensando em fazer outras receitas.

 
Siga-me nas redes sociais:

YOUTUBE  FACEBOOK  VLOG  PINTEREST • INSTAGRAM

Tags: beiju, gourmet, tapioca, tapioca da yoki,
Siga-me nas redes sociais!
Você vai Gostar de ver:
Comentários do Post

152 Comentários para “Como preparar a tapioca granulada da Yoki na frigideira”

  1. Rosilda disse:

    Aconteceu o mesmo comigo,comprei enganada!Acho um absurdo,então deveriam
    trocar o nome pois estão induzindo o consumidor ao erro.Para não jogar fora,eu bati no liquidificador com leite e ovo e fiz tipo uma panqueca.

    1. Yana disse:

      To nessa também! Kkkkkkkkk Vou tentar fazer a receita no liquidificador..vamos ver…
      Sacola!

    2. Wilson disse:

      Não estão induzindo o consumidor ao erro justamente por conter a advertência conforme foto do tópico…
      Erro de quem compra as coisas sem ler o que está escrito na embalagem, da mesma forma que tomam remédio sem antes ler a bula.

      1. Lena Patty disse:

        E a da marca chinezinho q nem vem nada escrito?? Triste, cometi o mesmo erro, ainda bem q achei esse blog para me salvar!

      2. Ederson Bom disse:

        Ah tá pergunte no Procon…vc vê em letras garrafas somente TAPIOCA e a Yoki não está mal intencionada?Cuidado na hora de comprar LEITE pois pode ser coalho pra fazer queijo!!!

        1. Jorge disse:

          o nome do produto granulado é TAPIOCA, você queria que viesse escrito como?

          1. Paco disse:

            Tapioca granulada para bolo

      3. Vanessa disse:

        Comprei ontem, 13.06.15, e não havia esta informação no pacote. Eles estão induzindo ao erro, SIM!

      4. Carol disse:

        Concooordooo

    3. Liliane disse:

      Olá, gostei muito das dicas de todas vocês, pois tb estou com esse pacotinho em casa sem saber o que fazer! Mas tenho ainda uma dúvida, qual a temperatura do leite que a Jéssica ou você Rosilda usaram?
      Pois não sei se leite gelado daria um resultado muito bom.
      Obrigada!

    4. Rafael disse:

      Extra, extra! Mais uma pessoa enganada. Senti como se eu tivesse escrito a primeira parte do texto, hahaha.

    5. Vanderli disse:

      Aconteceu comigo também
      Comprei dois pacotes
      Vou fazer assim para ver se gosto
      Obrigada

    6. Vanderli disse:

      Aconteceu comigo também
      Comprei dois pacotes
      Vou fazer assim para ver se gosto
      Obrigada

    7. Eliane disse:

      Na verdade, o produto para fazer a tapioca se chama GOMA. Se tem tapioca é outra coisa.

    8. Patricia Cristina Campos disse:

      Na época que isso aconteceu comigo, também fiquei revoltada, mas depois pensando melhor…percebi que é uma questão cultural! No Brasil muitas regiões não tem o hábito de consumir e até mesmo cozinhar com esse ingrediente, que nada mais é do que a mandioca preparada de maneiras diferentes do que conhecemos! Faz parte, é como cozinhar com um ingrediente que não faz parte da nossa cultura e exige informação! A palavra tapioca é dada para a farinha granulada feita com mandioca, é usada para sobremesas como bolo e pudim, e existe também a “goma de tapioca que é feita da farinha”, e é usada para fazer a TAPIOCA que conhecemos como se fosse uma panqueca recheada, que leva o mesmo nome da FARINHA! Deu pra entender? rsrsrsrs

      1. ANdS disse:

        acabei de fazer o “Beiju” desse grao ai do articulo que tbm comprei enganado. Fiz como a menina disse, e pro recheio usei abacate com mel. Ficou comestivel. Ja nao preciso deixar o pacote escondido.

    9. Sil natureba disse:

      Comprei um pacote da marca Kisabor… A mesma coisa… Vem escrito tapioca, mas quando coloquei na frigideira só tostou os garotinhos…

    10. Cassia disse:

      Oi meninas.
      Essa TAPIOCA em grãos é muito boa pra fazer o cuscus doce baiano, muito vendido nas ruas, inclusive no Rio de Janeiro. é uma delicia.

  2. Bruna disse:

    #morrendoderir

    Jessica eu vejo seu blog a um bom tempo, até esta nos meus favoritos e eis a questão !! Tinha visto esse seu post (alguns outros já fiz) mas comprei esse mesmo pacotinho e vim ver como vc havia feito… e me dei de cara com a mesma situação !! kkkkkkkkkkkkkkk vou tentar agora sua opção :* mas amanhã compro a certa

  3. Edilson disse:

    Putz!!!!… fiz a mesma coisa…..kkkkkkkkk…

  4. Jaqueline disse:

    Que bom saber que não fui a única a se sentir enganada e frustrada… kkkkkk… Mas vou seguir sua dica para não perder o pacote. Obrigada!!!

  5. Deise disse:

    Também passei por isso. gente que absurdo, e isso é propaganda enganosa!

    Hoje irei fazer como você, e ver no que dá!
    Achei teu espaço muito bacana!

    Abraços!

  6. Edméia Garcia disse:

    Nossa !!! Deveriam escrever na frente do pacote que é pra outras receitas menos tapioca, pra não perder sou obrigada a tentar fazer essa receita aí, vamos ver se vou conseguir. O pior que é minha primeira vez de fazer kkkk…

    1. Lucinha disse:

      Quando estiver escrito tapioca estão falando da farinha de tapioca que sao as bolinhas
      quando estiver escrito goma de tapioca é pra fazer tapioca de frigideira

  7. Lillian disse:

    Fiz a mesma coisa. Comprei errado. Fiz do jeito que você falou e deu certo. Pelo menos salvei meu jantar… hahaha

  8. Liane Souza disse:

    Me senti enganada comprei pensado que podia só colocar na frigideira e fazer é bom vou repassar para ninguém comprar este produto

  9. Renata Alves disse:

    Essa tapioca da marca yorki e propaganda enganosa também comprei e me arrependi pq não consigo fazer…..

  10. Lucas disse:

    A yoki nem liga pra nossa reclamação, só diz que vai repor o produto!! Que empresa má intencionada!!!

  11. Chaves disse:

    Já é madrugada, estou com fome e fui fazer uma tapioca com a minha recém comprada Yoki Tapioca…
    http://www.youtube.com/watch?v=46g8ItQQrPk
    Valeu pela receita. Estou puto, não pelo preço que paguei, mas por esta indução de erro proposital.

    1. junior disse:

      kkkkkkkkkkkkkkkk me enganaram 2 vezes.

  12. Camilian disse:

    Acho que todo mundo está passando por isso rs Chega a dar raiva. Caí nessa duas vezes… Mas nem tudo está perdido, muito boa a sua ideia!
    Eu triturei os graos no liquidificador. Depois uso 2/3 colheres da farinha com 2 claras de ovo. Fica perfeita e nao precisa untar a frigideira com nada :)

  13. Liany disse:

    Poxa vida, comigo aconteceu a mesma coisa,ia comprar o povilho que estava acostumada, mas vi o pacote, achei que seria mais fácil :/ Enganada também!
    Agora vou experimentar sua dica pra n perder os 2 pacotinhos que comprei…mas também,comprei pra nunca mais comprar!

  14. jane disse:

    Que abuso, também cai nesta furada. Porque colocaram na embalagem bem grande TAPIOCA.
    Tentei fazer com ela úmida mas não deu certo, vou tentar passar a farinha no liquidificador .

  15. Ana Paula disse:

    Comprei 2 pacotinhos também achando que era pra fazer a bendita tapioca, já que a pronta eu não acho em lugar nenhum. Só que eu não tenho leite, será que dá pra usar água no lugar?

  16. Thais oliveira disse:

    Poxa!! Não é só da yoki a da granfino tbm!!
    Que raiva que fiquei!!!
    Kkkkk ja tava com muito dinheiro pra perder
    Assim… Mas fazer o quê né…?!?

  17. Claudia disse:

    Também caí na mesma cilada.Agora vou tentar fazer sua receita!

  18. Marli Cora disse:

    aconteceu comigo tb…fiquei chateada..tentei fazer…e tive q =jogar tudo fora…palhaçada isso.

  19. Flávia disse:

    Pasma… dei risada lendo o post… pois aconteceu exatamente a mesma coisa comigo… Dale Tio Google!!!

    Boas vibes!!!

  20. Paula disse:

    Eu passei exatamente pela MESMA situação ahaha ai quando joguei no google achei essa explicação que salvou meu dia! kkkk

    Eu FIZ e super deu certo!!! Ficou mais durinho que a tapioca convencional, né? Mas super comível….até gostoso, eu diria! Valeu pela dica ;)

  21. marta sarate disse:

    Oi, sou do norte, fiquei rindo em cada frase.!Aqui a farinha de tapioca é muito bem aceita, principalmente se estiver torradinha. Usamos pra tomar no cafe, colocando dentro, mingau, sorvete….beijos.

    1. Oi, eu não sou do norte, mas conheço essa farinha de tapioca há tempos porque minha mãe sempre fazia cuscuz de tapioca para mim, aliás uma delícia. Existem 2 tipos de farinha de tapioca e, como não é muito divulgado ou sinalizado, as pessoas se enganam mesmo. Tb dei algumas risadinhas por aqui.

  22. Cássia Regina disse:

    Oi,queria deixar aqui a minha indignação.Comigo aconteceu a mesma coisa;comprei 2 pacotes e quando fui fazer passei raiva.O gosto não fica parecido! A YOKI deveria levar uma multa por fazer isso com as pessoas… Valeu a dica, abraços…

    1. Estou aqui com o mesmo dilema, já fiz tapioca com polvilho doce , mas como vi esta no super mercado achei que fosse mais fácil ,e vi que não era para tapioca , vou tentar fazer como vc fez , tomara que consiga . obrigada pela dica bjs

    2. Priscila disse:

      Acabei de chegar do mercado e estou sentindo raiva…fui seca pra fazer e nada da bicha dar liga ai joguei no google e vi que comprei a errada…ou melhor que fui enganada pq está escrito TAPIOCA na embalagem :(

  23. Carolina disse:

    Nossa!!!! Há tempos que vou ao supermercado querendo comprar o polvilho para fazer a tapioca e nunca lembrava. Esta semana achei este pacote e comprei bem feliz, só li a embalagem quando cheguei em casa. Então vim procurar uma receita para usar esta bendita granulada e me deparo com tantas pessoas na mesma situação, pelo menos deu pra rir um pouco. Pensei em triturar tbm, mas vou tentar sua receita. Obrigada!!

  24. edna disse:

    Nossa! Comprei a minha tapioca granulada há uns dois meses ou mais. Também não sabia como fazer. Pois na embalagem não explica, a não ser, uma receita de bolo. Resolvi pesquisar no google, legal! de cara dei com essa ideia. Ameiii!!!! Vou tentar fazer hoje mesmo. Valeu!!!

    1. ana soares de antelo disse:

      acabo de comprar, vivo na bolivia, snta cruz, fiquei feliz de ver no super, mas cheguei em casa e nada que ver. corri a google a ver se tinha receita de esa yoky y
      e justo tua aclaracao. Obrigada mesmo!!!! as criancas estavam triste. saiu bem so que eles gostan con leite condensada e frutas picadas. Nota mil para voce que nos salvou.

  25. Juciele disse:

    Nossa…Pior foi eu que descobri lendo aqui no seu site!!!!Estava jurando que tinha comprado Tapioca. Isso é propaganda enganosa!!

  26. Renato disse:

    Mais um para as estatísticas. pior que comprei logo 2 pacotes.

  27. Sandra Mara disse:

    Enquanto houver cavalo São Jorge não anda a pé, assim diz minha mãe,palhaçada cai no golpe do vigario também meninas,agente deveria se unir e fazer reclamação para essa empresa yoki,propaganda enganosa mesmo, olha quantas pessoas passaram pela mesma situação, além dessa marca comprei outra marca pink,escrita a mesma coisa,temos que dar um basta, vou tentar fazer essa receita também.

  28. Érika L J disse:

    No caso, a que compraram aqui em casa foi a da Granfino que, também, é granulada. Um pacote tentei deixar de molho e ficou uma meleca – 500g jogados fora; já o outro, por acaso mais cedo, adicionei um pouco de água e deu certo. Agora cheguei aqui e vejo que muitas pessoas estão sendo enganadas com esta tapioca granulada, seja de qual marca for. O negócio é ficar bem atento na hora de comprar, para não sair no prejuízo… :/

  29. Vania Castro disse:

    Não sei se devo ficqr feliz por não ser a única ou muito triste por observar o que grandes marcas fazem: abusar com falta de informação .
    Simbora seguir essa sugestão!

  30. Priscilla disse:

    Fiz o caminho inverso. Comprei essa “tapioca” pra fazer os famosos dadinhos de tapioca do chef Rodrigo, do restaurante Mocotó. (google it) estou atrás de outras receitas pra usar o restante do pacote!

  31. Lorena disse:

    Hahaha nunca ri tanto e o pior é que comprei dessa tapioca e por isso estou aqui. Obrigada pela dica!

  32. Luciana disse:

    Valeu!!! Você me salvou.. rsrss

  33. marcia disse:

    meu, eu fiz tapioca no meu curso tecnico, fikou uma maravilha, naum lenbro q marka de farinha de tapioca eu peguei, soh sei q kis fazer em casa, dai comprei essa merda de falsa tapioca da YOKI, e tentei fazer o msm, deu errado, mas keria saber se dah cert com leite normal, naum sendo desnatado?

    1. Affnazada disse:

      Vcs compram errado e a culpa é da yoki? a TAPIOCA, como o pacote traz é farinha mesmo, mas para fazer o crepe de Tapioca, vcs precisam da goma de tapioca, no pacote vem escrito “goma de tapioca”. Me assusta a burrice do brasileiro ou a preguiça de procurar o que é certo.

      1. Rodrigo disse:

        O certo é goma de mandioca. Tapioca e o nome do prato.

  34. Cristina disse:

    Acabei de comprar uma na padaria e ninguém no estabelecimento sabia me informar se eu conseguia fazer tapioca com aquela.Acabei comprando, levei ao fogo e nada, antes de bater um desespero me veio a ideia de joga aguá, e ai as bolinhas juntaram.Depois vim pesquisar algo sobre molha-las antes de ir ao fogo, e prefiro a sua ideia do leite. Muito Obrigada!

    1. Dalva Laurentino disse:

      Esta tapioca desidratada da uma excelente sobremesa. É só ferver um litro de leite adoçado à gosto. Colocar em um refratário de vidro uma xícara cheia ou um pouco mais de tapioca granulada e despejar o leite fervendo pouco no início para dissolver mexendo, em seguida acrescente todo o restante do leite e vai misturando mexendo de 3 em 3 minutos mais ou menos até estar morno. Jogue côco em flocos sem açúcar por cima e leve à geladeira por ao menos 6 horas. Na hora de servir despeje leite condensado por cima ou a gosto. Pode retirar parte do leite substituindo por 200ml de leite de côco fervido junto.

  35. taynah disse:

    Sou de natal-rn
    e tem dois tipos de “tapioca”

    uma é a tapioca na frigideira, fitness, que é feita com goma de tapioca.aqui se encontra em QUALQUER supermercado.aqui no extra por exemplo, vende.
    e outra é a tapioca de fazer pudim de tapioca, são grãos maiores, parece com sagu
    minha mãe ferve leite, leite de coco e joga dentro os grãos.vira um pudim e ela joga por cima leite condensado (bem diet, né?)

    1. Lucy disse:

      Já comi um doce de tapioca… parecia um sagu mesmo. Mas prefiro a tapioca de verdade. Se bem que não me agrada tanto… Acho que prefiro pão kkkkkl

  36. Axly disse:

    Enfraçado que todo mundo fica, bravo, indignado, se sentindo enganado e tal. Mas não tem pq! Sempre existiu o polvilho que faz a massa de tapioca, que se coloca na frigideira e se come recheada e a tapioca, que se chama sim tapioca, não serve para fazer de frigideira e sim para pudim, cuscuz e bolo.
    Tá sobrando revolta e faltando informação, meu povo!

    1. Aletes disse:

      Enfim aparece alguém informando.Nós do Sudeste, Sul e Centro Oeste não temos o hábito de consumir tapioca. Quando estamos no Norte ou Nordeste ou temos uma funcionária nordestina, que prepara na frigideira, gostamos muito. Achamos fantástico a tapioca de frigideira pelo sabor(a escolher) e rapidez em preparar,além do valor nutricional. No momento que compramos estamos pensando naqueeeela e não na preparação de cremes, bolos, cuscuz etc… Valeu! Axly

    2. Lucy disse:

      até que enfim uma pessoa sabia.

    3. Eni disse:

      Só complementando: tive a paciência de ler tudo que foi postado, e quero acrescentar o seguinte: Na minha casa, em Curitiba, minha mãe sempre fez pudim de tapioca, bolo de tapioca, e outras coisas mais, com a tapioca granulada, como essa da Yoki… E se minha mãe fosse viva, teria hoje 98 anos… Portanto a Yoki não está fazendo propaganda enganosa… É que no Nordeste a ideia de tapioca é outra, é essa sequinha, feita com a goma, e que pode ser recheada de diversas formas.

  37. Luci Viana disse:

    Mais uma consumidora desatenta aqui na lista de gente que comprou errado!!!
    Pelo menos aprendemos juntas…

  38. sandra santos de araujo disse:

    Gente,essa massa é pra fazer uma receita igual a um bolo ou beiju…delucia.1litri de leite fervendo um leite condensado,coco ralado e a tapioca em um refratário abafa e aguarde….maravilhas

  39. Luana disse:

    Aqui em casa a gente compra direto!!! Fervo quase um litro de leite, misturo a tapioca com umas 2 xícaras de açúcar e com um coco ralado, e nessa mistura boto o leite. Aí boto numa vasilha da tupperware que tem uns furinhos embaixo, parecendo um escorredor. Tapioca japonesa <3
    http://www.tudogostoso.com.br/receita/109350-tapioca-japonesa.html Mais ou menos como essa, mas só uso esses 3 ingredientes, sem leite e coco, sal e manteiga.

  40. fabiane Maciel disse:

    O comentário de alex foi super correto, uma boa informação é melhor do que ficar criticando sem saber.

  41. Scarlat disse:

    Oh jessica não deu certo q tristeza

  42. Gabriela disse:

    Guria, tu me salvou! Muito obrigado pela dica!

  43. Paula disse:

    Muito legal a dica. Comprei errado e estou com o pacote aqui parado há um tempão, sem saber o que fazer. Tanto a sua dica, como as dicas da Sandra e da Luana,sobre o bolo de tapioca salvaram.

    Agora, toda vez que vou ao supermercado eu procuro por “Goma pronta para tapioca” e vejo se ela é fininha para não ter erro.

  44. Camila disse:

    Genteeeee,da para fazer bolo de tapioca com essa aí… Não precisa ir no forno e é só misturar os ingredientes. Sei q vai coco ralado fresco, leite, leite de coco, açúcar e leite condensado.

  45. Eliana Lamas disse:

    A tapioca granulada (no caso das reclamações da marka yoki), existe antes da tapioca de frigideira se tornar “famosa”, serve para pudim, bolo, creme. Então não é uma porcaria é falta de informação mesmo. Ler e se informar e pergunte ao google.com.br que ele retorna umas “N” maneira de preparar a tal tapioca!! hahaha

  46. Eni disse:

    Mais uma otária. Que raiva!!!!! Também fui enganada.

  47. Eni disse:

    Que raiva!!!!
    Também fui enganada

  48. Val disse:

    Aconteceu o mesmo comigo, fui enganada :/ mas vou seguir sua dica.

  49. Raquel disse:

    Estou com mais raiva ainda por saber q não fui só eu a enganada. Pensei q tivesse sido mto distraída em não prestar atenção no rótulo do produto, mas vendo q tantas pessoas tbm passaram pela mesma situação q eu, vejo q o problema está na marca. Providências devem ser tomadas!

  50. Ciça disse:

    Realmente não é a farinha de tapioca, mas não sei se vocês já usaram para fazer a tapioca doce, ou cuzcuz de tapioca!! Cresci comendo esse doce gostoso, com mto leite condensado!! Crianças adoram e geladinho é uma delícia!!! Super fácil de fazer!! Vale tentar e aproveitar ainda mais o pacote de tapioca!!!

  51. Ciça disse:

    Mas adorei a dica da falsa tapioca!!

  52. Cida disse:

    Eu fiz a receita do bolo que tem na mebalagem e ficou um espetaculo! vo tentar a tapioca mais vo deixar de molho por uma hora para amolecer os graos, escorrer bem e secar com um pano de prato, adicionar sal e assar em assadeira pra ver se fica bom. depois eu conto q resultado.

  53. Obrigada!! Você salvou nossa janta, hahah
    :D

  54. Adriana disse:

    Também comprei errado…vou tentar fazer desse jeito…:)

  55. Érica disse:

    Nossa, me salvasse! Também comprei errado, aí ela tava ficando dourada já e nada de grudar. Botei leite e funcionou mesmo! :)

  56. Por favor: Não sei se coloquei o site certo. Mas fui diferente. Quis comprar tapioca para fazer pudim e comprei uma de cada marca: Uma tem um bonequinho com uma enxada no ombro e em baixo diz “Da Terrinha”. É um granulado fininho. A outra é da “De Marcos alimentos” e diz que é massa pronta: Goma de Mandioca hidratada e a palavra TRADICIONAL Todas duas afirmam que é para se usar na frigideira, mas posso fazer pudim? Grata.

  57. monalisa disse:

    cometi o mesmo erro, mas segui o seu passo a passo e deu super certo =)
    Detalhe que eu não tenho fogão, fiz ela no grill hahahahhaha valew pela dica ;)

  58. Vagna Bandeira Abbas disse:

    Também comprei enganada. Acho que esta receita deveria constar no pacote. Mas, induz ao erro. N gostei de ser enganda pela YOKI.

  59. Lola disse:

    putz… aconteceu o mesmo comigo,comprei com a intenção de fazer tapioca, acho que a yoki tem que trocar o nome no saquinho, pq na verdade estamos sendo feitas de idiotas, isso sim! Bjs. <3

  60. Raquel disse:

    Putz!! Estou muito indignada com esta situação de idiota que encontro, pois estava louca para comer tapioca e agora vou ter que comer cuscuz…rsrs…cuscuz credo.

  61. Erika disse:

    que bom ler isso!!! Pedi p meu marido trazer tapioca e ele voltou com 4 sacos da tapioca granulada

  62. Renata disse:

    Gente, isso não é propaganda enganosa e nem tão fazendo ninguém de idiota. Pelo menos é o que eu acho…
    No nordeste essa é a tapioca tradicional que sempre foi usada, que se faz bolo, mingau e cuscuz…
    A “moda da tapioca de frigideira”, na verdade o beijú, é feito com a goma de tapioca (e sempre foi assim), ou o povilho azedo como vocês chamam!

    É uma questão de regionalismo e como são chamadas as coisas… Mas é porque os nomes já eram assim no nordeste tem tempo… Acho que agora que eles estão vendo a confusão eles devem fazer como muitas marcas que agora colocam “tapioca de frigideira” no saquinho!!

    1. Canova disse:

      Eu devia ter consultado uma Nordestina como você antes de começar a consumir tapioca aqui no Rio Grande do Sul. Agora aprendi as diferenças. Obrigado. Se um dia quiser saber a diferença entre chá e chamarão, me pergunta.

  63. JÉSSICA disse:

    Ameeeei o post! Comprei também, e pra falar a verdade está a tempos no armário sem saber oque fazer… tinha pesquisado, mas nada deu certo. Vou tentar sua receita. Obrigada mesmo pela dica!

  64. ana disse:

    Fiz com o leite e alguns graos ficaram durinhos….
    na proxima vez vou colocar mais leite e deixar um pouquinho de molho…

  65. Não acreditei qndo vi que tinha comprado errado, eu cheguei a colocar na frigideira pra fazer e vi que ela não ficou como antes… falta de atenção dá nisso rsrs
    Mas testei a dica e ficou bom, só achei que ela ficou meio “empelotada”, vou tentar no liquidificador.

  66. Andrielli Zeitz disse:

    wow salvou dois pacotes de “tapioca” rsrs tive a infelicidade de comprar ontem essa “tapioca da Yoki” hoje cedo fui preparar e ficou horrível, ja bateu uma decepção… lá fui eu pro pão integral de todos os dias, e resolvi pesquisar como se prepara aquela tapioca e seu post me é muito útil. obrigada pela dica!

  67. Carla Veiga disse:

    Acabo de frustrar-me… fui fazer minha “tapioca YOKI”… vim pra cá procurando receitas… salvação… e encontrei você. Muitíssimo obrigada!!!!! mas é preciso fazer alguma coisa com certas marcas que “PEGAM CARONA NO RÓTULO DE SEUS PRODUTOS”.BEIJINHOS!

  68. Daiana disse:

    kkkkkkk achei este site justamente porque também comprei a errada…afff vou fazer o que vc ensinou para não jogar fora meus R$ 4,00.

    1. Lucélia disse:

      E eu meus 6,00! hauhauhau

  69. Lena Patty disse:

    Acabei de fazer do jeito q vc falou… levei uma surra p dar o ponto p ela não quebrar toda mas consegui… até q ficou boa!! rsrs

  70. luciane disse:

    Menina do céu, ainda bem que achei tua dica pq já estava muito brava, comprei da pinduca e me lasquei também, kkkkkk

  71. Laura disse:

    Meu, não recomento fazer tapioca de frigideira com essa, faz um doce com ela e compra a certa. Meu amo cuzcuz de tapioca! Provem!

  72. denise disse:

    Sempre comprei a farinha de tapioca pra fazer cuscus ou como se diz no nordeste bolo de tapioca (muito tempo no mercado)
    pra fazer a tapioca é com a goma.)

  73. Lucélia disse:

    13 pessoas enganadaaas!!! Hahahaha… realmente o fato de ter a informação no pacote retira qualquer responsabilidade da Yoki, porém, acho que eles deveriam colocar no nome do produto “Tapioca para sobremesas”, que pelo menos quem não entende do assunto vai ler o resto antes de levar… do jeito que está, parece que toda tapioca é igual. Legal fui eu que comprei logo dois pacotes kkkk… amanhã vou trocar um. Obrigada pela dica!

    1. Canova disse:

      Ganhei de você. Comprei logo QUATRO pacote!!!!

  74. BEATRIZ disse:

    SIMPLES….
    POVO DE DEUS, QUE NÃO LÊ A EMBALAGEM!
    LEITE DE COCO!!!!! DEIXEI SUA TAPIOCA YOKI DE MOLHO NO LEITE DE COCO PARA DAR GOMA… E DEPOIS FRITE NA FRIGIDEIRA IGUAL A OUTRA.

    hMMM…. uma delicia.

  75. Daniel Marques Ferreira disse:

    Também comprei enganado, seguindo sugestão da nutricionista. Alguém disse nesses comentários: “Tem que ler a embalagem”. Só vi a advertência quando cheguei em casa pois está escrito na parte de trás do pacote com letras tão miúdas que não percebi quando comprei. Se este produto não é próprio pra tradicional tapioca, deveria ser escrito na frente do pacote, logo depois da palavra “Tapioca”.

  76. Esther disse:

    Oie!

    Errada a YOKI em nomear um produto com o nome de TAPIOCA. Apenas deveria vir escrito: FÉCULA DE MANDIOCA GELATINIZADA YOKI. e FIM DE PAPO!

  77. Canova disse:

    Caramba! Por que não vi isso antes? A resposta e: porque até hoje não havia faltado tapioca no Supermercado aqui em Porto Alegre. Aí, ao procurar tapioca, achei esta, e o resto da história todos já descreveram aqui. Vou seguir as receitas. Agradeço ao blog e aos comentários. A partir de hoje vou seguir este blog..abraços.
    G….

  78. regina disse:

    Eu comprei e como estou fora do pais, li e vi que nao era a mesma que estava acostumada, mas na verdade pensei fazer foi isso mesmo, transformar-la para comer pel menos um beijuzinho falso….. com manteiga, queijo mussarela e leite condensado…..vou fazer……

  79. Fernanda disse:

    Acabei de fazer, gostei!! ficou bem parecida que faz com ‘goma de tapioca’
    como os outros comprei enganada mas agora encontrei uma maneira fácil de fazer. Pois a receita que encontramos no PACOTE que deixa de um dia para outro não deu certo.

  80. Solução maravilhosa e inteligente que vc deu. Tambgém entrei de gaiato na tapioca granulada. Fiz o que indicou e deu super certo!

  81. grasy disse:

    Comprei este pacote da yoki porque é uma marca boa, e perdir dinheiro. Agora vou tentar seguir os conselhos acima e gastar mais dinheiro.

  82. Tbm tive o msm problema de confundir. E no pcte q comprei não tinha essa definição do q podia ou não ser feito. Apenas tinha uma receita de doce. Então o jeito é fazer o doce.

  83. Valcilon Silva disse:

    Me senti lesado pela Yoki. Parabéns pela iniciativa de tentar solucionar o problema, mas a minha vai pro lixo. Não compro mais.

  84. Rafaela disse:

    Mais um pessoa enganadaaa! Rsrsrs
    Jessica, muito obrigada pelas suas dicas!
    São sempre muito úteis. Já conhecia seu blog, pena que eu não havia visto essa matéria antes. Agora é tarde demais! :(

    ‘Tapioca’ Yoki? Nunca mais! Hunf! Kkkkk

  85. Cleide de Fátima Rocha Anastácio disse:

    Nooooossa!!!!!!!!!!!!!! Cai igual patinho!!! Procurando como fazer a tapioca Yoki vivi a mesma experiencia que vc. AFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF

  86. Isabel Salete Santos de Almeida disse:

    Eu também comprei enganada. Sou novata em tapioca também e ao procurar na embalagem como fazer a tapioca da Yoki, não encontrei nada, e assim como você, eu pesquisei no Google: Como fazer a tapioca Yoki, o que me trouxe a este blog…. obrigada pelas informações pra não perder o produto.

  87. irineia cabral disse:

    vc me salvou,acabei de fazer.deu super certo,obrigada.

  88. Marcelo de Oliveira Pina disse:

    Comigo aconteceu a mesma coisa… Estão nos enganando sim. Se fosse num pais mais sério não ficariam ilesos.

  89. Bruna disse:

    ALLLOOOO GALERA, parem de se fazer de vítimas! É tudo tapioca, não tem ninguém induzindo ninguém ao erro. Vamos aprender a diferença das coisas… Uma coisa é a tapioca granulada, essa aí do pacote, outra coisa é a goma de tapioca hidratada que é a certa para fazer o beijú. A parte que a diferença é nítida entre as duas.

  90. Flavia Bessoni disse:

    Aff…trouxe ontem do mercado, vim pra net pegar a receita e achei seu post. Fui conferir…e num é que entrei nesse barco tb?
    Ow cruz!!!!

  91. Maria Vieira disse:

    Eu sempre soube que este pacote da Yoki e outras marcas de tapioca “granulada”eram para fazer o cuscuz, bolo ou pudim, porque o que faz a tapioca nordestina é outro tipo, não é em grãos secos granulados como este da Yoki. Portanto a Yoki não está enganando ninguém. Esta tapioca é granulada e não serve para fazer a tapioca nordestina, apenas quebrar o galho.

  92. Allan disse:

    Gente, é só hidratar que vira uma “verdadeira” hahaha

  93. Adriana Muller disse:

    Parabéns pela explicação. Comigo foi o seguinte. Td mundo falava da bentida da tapioca, e queria provar. Qdo chego no mercado p comprar havia varios tipos, fui pela marca, e deixei pela sorte kkkk estava vendo vários tipos d receita p fazer com a tapioca granulada. Então achei sua explicação, vou tentar fazer isso. As pessoas estão falando q c sentiram lesadas, um pouco e falta d atenção, pois no mercado cm pressa não reparei, mais qdo cheguei em casa estava lá destacado de vermelho: tapioca para preparo d pudins e bolos, entao a culpa não e da marca e sim minha. Parabéns pela explicação e obrigada por compartilhar conosco. ABS, bjs.

  94. Roseane disse:

    Gente essa ferinha de tapioca é deliciosa com leite morno.

  95. Roseane disse:

    gente essa farinha de tapioca é deliciosa com leite quente,bom de mais .

  96. Monise disse:

    Imagina, comprei ontem a noite no mercado, não via a hora de amanhecer pra tomar meu café da manhã com minha “tapioca”, vi que o negócio não dava liga, me irritei e vim aqui procurar por uma resposta, sorte que encontrei a Jéssica, não tinha leite então coloquei umas 3 colheres de tapioca e umas 3 de água, modelei ela no prato e fiz como a Jé, recheei com peito de peru alface e maionese e ficou muito boa, aconselho deixar 1 minutinho de molho ali no prato pra ela ficar bem molinha, acabei de comer e ficou show!

  97. Jorge disse:

    “ai, fui enganado, mimimi” – falta informação mesmo, mas não é no rótulo, é em quem não lê. tapioca granulada é a tapioca tradicional, diferente da goma umedecida. se algum produto tem que informar algo é o da goma umedecida mesmo.

  98. Miguel disse:

    Comigo aconteceu o contrário, teríamos que comprar essa tapioca granulada, para fazer bolo gelado sem forno, e minha esposa não achou a granulada da Yoki.
    E compramos tapioca de outra marca, só que descobrimos o erro depois que fizemos a mistura para o bolo. Que não deu certo. Pois a tapioca era para frigideira.

  99. Cris disse:

    Eu gostaria de saber quanto de leite foi usado e se eu posso substituir o leite por agua?

  100. Concha disse:

    Rsrs..incrível! Depois de tanto tempo a tal embalagem continua enganando!! Eis aqui mais uma compradora iludida. ..Vou tentar a dica!!

    1. Sandra Mara disse:

      kkkkk Gente,
      O pacote de minha tapioca não é da Yoki e Dular. Cometi o mesmo engano, mas fiz comoJéssica sugeriu e ficou mto boa minha “falsa tapioca”.

  101. Karla Bicalho disse:

    Nossa… quando eu li,percebi que aconteceu exatamente tudo isso comigo,também me senti enganada,mas é bom pra mim aprender e não comprar nunca mais!!!

  102. Karla Bicalho disse:

    O pior coloquei um pouco de água e deu aquele angu, achei que era daquele jeito mesmo,coloquei o recheio de nutella e banana,quando fui comer um lixo,joguei tudo fora,isso é uma absurdo pura enganação!!kkkkk

  103. xandão disse:

    que ca***e me senti enganado em protesto vou excluir a yoki da minha casa e dos meus parentes

  104. maria das graças franco guimarães disse:

    Jéssica aconteceu comico a mesma coisa, só que eu passei a farinha grossa no liquidificador e ela ficou bem mais fina, acredito que possa ser passada num processador e dê um melhor resultado. Só que quando coloquei na frigideira, faltava a umidade, foi quando peguei o seu post e segui o passo da modelação, e deu certo. Obrigada pela idéia.bjs

  105. Amanda disse:

    Acabei de ler o post e descobri que sou essa novata que chegou feliz achando que ia fazer tapioca kkkkk, não consegui parar de rir de mim mesma, mas agora bateu a raiva pois ja preparei o recheio

  106. Ana Paula Savone disse:

    Cai na mesma me senti p da vida. Porque ninguem comenta isso na internet? Fui achar só aqui!!! Obrigada pelas dicas.

  107. Bianca disse:

    Aconteceu o mesmo comigo em 2013,joguei fora pq nem sabia o que fazer com aquilo. Era raro ter no mercado goma de tapioca pra gente comparar qual era a certa aqui no RS. Ainda hoje um pacote custa mais de R$13.
    Estúpido é quem fica dando lição de moral que a gente precisa conhecer detalhes sobre as comidas do Nordeste.
    A Yoki lançou um produto pro Brasil inteiro sem se preocupar com a diversidade cultural.

  108. Sol disse:

    Me sentindo uma idiota. Vou jogar fora essa porcaria, porque fui induzida ao erro. Não vou me enganar tentando fazer algo com essa coisa, porque minha vontade é a de comer a verdadeira tapioca. Mas pode apostar que a marca YOKI, não entra mais em minha casa. Isto se chama MÁ FÉ e dá procon. Precisamos colocar isto na mídia para esta empresa entrar nos moldes, e isto, só se sentirem no bolso. Boa sorte pra vcs.

  109. Rosana disse:

    Oi vcs acredita que acabei de comprar a tapioca errada hum triste
    Vim doida pra fazer pão de queijo na frigideira e não era a certa
    Agora vou ver oque faço com isso

  110. Sheila disse:

    Essa tapioca vendida pela Yok, não é para fazer a tradicional “tapioca recheada”, é sim para fazer beju molhado, o que é bem diferente. Para fazer a tapioca recheada, deve-se usar a massa de tapioca hidratada.
    É fácil condenar quando não se sabe.

  111. Patricia disse:

    Adorei este post, foi muito esclarecedor. Também comprei esta farinha, que aliás, não é muito barata e fiquei decepcionada :(
    Depois de tantos anos, estava esperando comer aquela tapioca,mas…
    Vou tentar fazer como você diz aqui, nem que seja para matar um pouquinho da vontade :(

    Obrigada pela ajuda!

  112. junior disse:

    Estou com o mesmo problema.

  113. darci dominici disse:

    No meio de tantos sou mais uma se sentindo frustrada e com vontade de tapioca, comprei o mesmo produto e não sei o que fazer com ele agora, vou seguir sua receita pra não jogar fora.

  114. Milena disse:

    Obrigada pela dica! Segui à risca e gostei do resultado! Ficou diferente, mas gostoso. Botei sal na massa e recheio de mozzarella. E deixei bem tostadinha.

  115. Pedro camargo disse:

    Nao ha duvidas q a intencao e confundir e vender !!! Comprei li l!!!! Obvio q em letras grandes Tapioca e pequenas para bolos e nao fala nada acerca d biju ou seja e maldade pura!!!!! E tem tipo 1 e 2 e subgrupo pra piorar!!! Nao explica !! Cada uma um tipo mesmo a granulada!!!!

  116. leia borges disse:

    Gente deixei por 12 horas na água e na geladeira e daí tô esperando pra ver se seca. Ficou uma goma mas não sei mais o que fazer. Ajuda

  117. Sara Silva disse:

    Olá,
    Muito obrigada pelo teu post ajudou-me bastante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre
Jessica Belcost
Último Vídeo

@Jessicabelcost

Publicidade

vitaclin banner

kipling



Caixa Postal
Número: 21 512
CEP: 80420982
CURITIBA-PR

LINK O KEEP CALM EM SEU SITE

Youtube Facebook Pinterest Instagram Vlog 
PARA UTILIZAÇÃO DA IMAGEM, DÚVIDAS OU APONTAMENTOS ENTRE EM CONTATO CONOSCO ATRAVÉS DO E-MAIL CONTATO@KEEPCALMDIY.COM © 2014 - Todos os direitos reservados - KEEP CALM AND DIY